Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Trabalhador Sustentável: Cotribá mobiliza colaboradores e declara guerra contra Aedes Aegypti

Publicado em: 3 de junho de 2016
Categorias: Notícias

Embora longe dos holofotes e esquecido pela mídia, o mosquito Aedes Aegypti continua à solta. O transmissor de doenças graves como a dengue, a febre chikungunya e o vírus zika ( responsável por um surto de microcefalia no país) aterrorizou durante o verão e pode voltar com força total após este período de calmaria proporcionado pela estação fria.
Preocupada com isso, a Cotribá mobilizou seus mais de 800 colaboradores em todo o estado na empreitada de barrar a proliferação do mosquito. A iniciativa integra o Projeto Trabalhador Sustentável que neste ano propôs como tarefa coletiva uma verdadeira guerra contra o Aedes Aegypti, conforme a gerente administrativa e financeira, Ana Marlize Koeppe.
- Os registros de casos de dengue cresceram 48% no Brasil no início de 2016 em comparação com o ano passado. A incidência de zika e chikungunya também preocupa muito. Por isso queremos e precisamos fazer a nossa parte. A Cotribá também quer estar engajada nessa luta que só será vencida com a cooperação de todos - explicou.
O Projeto Trabalhador Sustentável propôs que na sexta-feira, 03 de junho, cada setor, grupo ou unidade da cooperativa desenvolvesse uma ação em torno do objetivo. A equipe não poupou criatividade e a dinamicidade dos trabalhos surpreendeu. Mutirões de limpeza, promoções no varejo e até o "Zikão" passeando pela cidade serviram como estratégia para chamar a atenção da comunidade.
- É importante as pessoas se conscientizarem que os cuidados devem se manter também no inverno. Vamos reforçar a guarda agora para evitarmos pânico no verão, como geralmente acontece - enfatizou.
Entre as atividades, a Seção de Peças da sede promoveu durante toda a semana uma campanha para recolhimento de pneus velhos e embalagens vazias de lubrificantes, com desconto na compra de novos produtos. A turma do balcão de atendimento e armazéns optaram por botar a mão na massa e organizaram mutirões de limpeza nos armazéns da sede, Avenida Brasil, Boa Vista, Boqueirão e Santo Antônio do Bom Retiro, em Ibirubá. O Departamento de Recursos Humanos inovou com um Quiz. Associados e clientes que estiveram na cooperativa neste dia eram convidados a responder um breve questionário. Quem acertou cinco questões ou mais levou de presente um repelente. Quem não acertou ganhou um folder explicativo para se interar sobre o assunto. Já as equipes dos setores de Comunicação e Auditoria Interna ousaram numa ação de conscientização. Vestidos a rigor, o personagem, denominado Zikão, e outros quatro integrantes do grupo percorreram a cidade entregando material informativo e adesivos da campanha "Inverno com prevenção, zika zero no verão".

O projeto

Diante da repercussão positiva e dos bons resultados do ano passado, a Cotribá lançou a segunda edição do Projeto Trabalhador Sustentável. A iniciativa visa homenagear os colaboradores, já que em 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalho, e ao mesmo tempo envolvê-los em ações de cunho ambiental, desafiando-os a unirem-se na tarefa de melhorar o lugar onde vivem e trabalham.
Coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos da cooperativa, o projeto é trabalhado durante todo o mês de maio e culmina no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Novamente a proposta prevê ações individuais e coletivas. Nesta edição, a tarefa individual é a participação em um concurso fotográfico. Os colaboradores tiveram de 1º a 20 de maio para fazer uma fotografia relacionada ao Meio Ambiente e enviar ao RH. As categorias são: paisagem, vida animal ou vida rural. As fotos foram publicadas na fanpage da Cotribá no Facebook e ficaram disponíveis até o dia 03 de junho. As 13 fotos mais curtidas poderão ilustrar o calendário 2017 da cooperativa.
Já a ação conjunta sugeriu um engajamento contra o mosquito da dengue. Assim, no dia 03 de junho, os colaboradores de cada departamento, unidade e/ou setor tiveram que desenvolver uma ação de combate à proliferação do Aedes Aegypti, no seu local de trabalho ou fora dele.
A exemplo do ano passado, os participantes receberão certificados pela ação individual e placas de reconhecimento pelo trabalho conjunto.
 


Galeria