SEMENTES
O sucesso da sua lavoura começa por aqui.
O futuro cabe dentro de uma semente.
Ela é o principal insumo da lavoura.
Vital em todo o processo produtivo. Somente ela faz com que, ano após ano, uma nova safra seja possível.
São as sementes que dão vida ao seu negócio. Ela é a esperança que renasce a cada ciclo.
A escolha acertada da semente é tão importante quanto a água e o oxigênio que nutrem o germinar.
Saiba em quem confiar o seu futuro.
Busque pela experiência e pela segurança de quem sabe o que faz e que prima pelo sucesso do produtor.
A sua semente de soja está na Cotribá.
Nossas equipes estão preparadas para orientar você na melhor escolha, conforme a sua necessidade. Sempre que for preciso.
Recebimento de matéria prima
A Cotribá oferece cultivares de alto potencial produtivo que evoluíram com tecnologia e qualidade
O ciclo do recebimento de sementes de soja se inicia, normalmente, no mês de março e se estende até junho, com a internalização de sementes oriundas de campos semeados em safrinha (semeadura pós milho em janeiro).
Logo após o recebimento, é iniciado o processo de beneficiamento de cada cultivar, conforme o volume recebido vai sendo finalizado.
É importante ressaltar que o processo de produção de sementes da Cotribá não se inicia no recebimento das sementes, e sim no planejamento de volumes, que geralmente acontece uma safra antes, com a definição de metas e volumes e com o posicionamento das cultivares em cooperados, determinando área e época de semeadura.
Após isso, é realizada a inscrição dos campos de produção de sementes no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) através do SIGEF – Sistema de Gestão da Fiscalização.
Desde a semeadura até a colheita é realizado um acompanhamento pela equipe do setor de sementes, verificando se está dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação de sementes, emitindo laudos de vistorias aprovando ou reprovando a área.
Somente após a aprovação do campo nas vistorias e pelo nosso controle de qualidade interno que o volume irá ser internalizado como semente. Antes de receber qualquer produto, também realizamos a limpeza minuciosa e criteriosa de toda a estrutura de recebimento e de beneficiamento após cada cultivar passar pelo processo para evitar qualquer problema de mistura.
PREZAMOS PELA QUALIDADE EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SEMENTES.
Nosso volume de semente é feito 100% em áreas de cooperação o que fortalece a parceria com os associados da Cotribá, visando sempre a rentabilidade mútua, o compartilhamento de informações e ao acesso antecipado as novidades em cultivares e tecnologias do mercado.
TSI
Uma boa safra e a qualidade da lavoura dependem, dentro vários fatores, de uma semente de alta qualidade e um excelente tratamento de sementes. Por isso, a Sementes Cotribá leva aos seus clientes e associados o que há de melhor em sementes e TSI.
A Sementes Cotribá possui o selo de excelência em tratamento de sementes do Seed Care Institute, da Syngenta, que garante a dosagem certa, alta germinação de sementes, manutenção dos equipamentos, proteção ao meio ambiente e conformidade com a legislação.
O Tratamento de Sementes Industrial proporciona ao produtor:
- Praticidade na utilização das sementes;
- Dosagem correta de fungicidas, inseticidas e micronutrientes;
- Melhor uniformidade e distribuição dos produtos;
- Redução do risco de contaminação;
- Melhora a fluidez das sementes no processo de semeadura;
- Redução de poeira e da lixiviação dos ingredientes ativos;
- Redução do dano mecânico às sementes.
Quem planta qualidade, colhe produtividade
Central de Tratamento de Sementes
Com a Cotribá você conta com uma Central de Tratamento de Sementes (CTS), com uma moderna máquina de tratamento de sementes industrial de fluxo contínuo e capacidade de 10 ton/h.
Selo de excelência em tratamento de sementes
Desde o ano de 2018, a Cotribá possui o selo de excelência em tratamento de sementes do Seedcare Institute, da Syngenta, que garante a dosagem certa, alta germinação de sementes, manutenção dos equipamentos, proteção ao meio ambiente e conformidade com a legislação.
Com a Certificação de Tratamento Excelente, além de receber sementes de alta qualidade, o produtor tem a certeza de que a sementeira lhe entregará comodidade e controle para o início do seu plantio.
Para receber a certificação do tratamento de sementes, a Cotribá cumpre uma série de requisitos, demonstrando a qualidade do trabalho realizado e a responsabilidade que a empresa possui com o produtor e o meio ambiente, através do cumprimento da legislação para o trabalho que é desenvolvido no tratamento das sementes.
Os seis tópicos analisados e aprovados são:
- Dosagem certa, verificando que em pelo menos 10% dos lotes enviados para a análise as sementes estejam com a dose de aplicação dentro da faixa correta;
-Alta germinação, realizada através da verificação dos boletins de todos os lotes com TSI, a fim de garantir que a germinação esteja dentro dos padrões exigidos, com um estande de plantas planejado, fator determinante para a produtividade;
- Manutenção em dia, através da verificação dos comprovantes de manutenção de todas as máquinas envolvidas no processo, assim como a regulagem adequada para o bom funcionamento;
- Cuidado com os funcionários, tendo em vista que é necessário que a empresa cumpra as normas trabalhistas e as medidas de segurança e treinamento para o uso de EPI (Equipamento de Segurança Individual), além do investimento em mão de obra qualificada;
- Proteção ao meio ambiente, sendo que também será verificado o cumprimento das normas ambientais, o descarte correto de resíduos e embalagens e a garantia de sustentabilidade;
- Conformidade com a legislação: item que está relacionado à verificação de alvarás, licenças e normas que garantem a continuidade dos negócios.
Controle Interno de Qualidade
Os melhores lotes com as melhores sementes
Para proporcionar sementes com alta qualidade física, fisiológica e sanitária, a Cotribá conta com um laboratório interno que realiza um criterioso acompanhamento da qualidade de suas sementes, onde são realizados testes como:
- Hipoclorito de sódio
- Germinação (G)
- Vigor (Envelhecimento Acelerado - EA e Tetrazólio - TZ)
- Emergência no canteiro (EC)
Saiba mais sobre nossos testes:
O Teste de Tetrazólio (TZ) que é realizado tem como principal objetivo determinar a viabilidade das sementes, embebidas em uma solução de sal de tetrazólio (2,3,5 trifenil cloreto de tetrazólio), indicador do processo de respiração. Os íons H+ liberados durante a respiração dos tecidos vivos interagem com o TZ, o qual é reduzido, a um composto vermelho. Como esta reação se processa no interior das células vivas, e, o composto não se difunde, haverá nítida separação dos tecidos vivos e coloridos que respiram, daqueles mortos que não colorem. Este teste é aplicado em mais de uma etapa do processo, sendo que a primeira avaliação ocorre na pré- colheita.
Outro teste que é utilizado é o de Hipoclorito de Sódio, que tem como finalidade a determinação do percentual de dano mecânico nas sementes, este teste é de suma importância no momento da colheita, pois caso o mesmo apresente resultados que demostram danos deverá ocorrer o ajuste de máquina colheitadeira. O Teste de Hipoclorito também é aplicado no momento da recepção da semente na Unidade de Beneficiamento de Semente (UBS), bem como, ao longo da linha de beneficiamento para avaliação de danos mecânicos ocasionados pelos equipamentos inapropriados ou desajustados.
Além da análise visual de todas as sementes recebidas.
Esta etapa se estende, normalmente, até o mês de agosto, quando já está iniciando o carregamento das sementes vendidas para os clientes e associados. A entrega de sementes se intensifica nos meses de setembro, outubro e novembro.
No momento de recepção das sementes ocorre a medição da umidade e, também, se realiza a análise visual das mesmas obtendo-se assim o percentual de sementes esverdeadas, com manchas púrpuras, e com rasgo no tegumento. Nesta etapa de análise visual também se avalia o dano mecânico, novamente através do Teste do Hipoclorito de sódio. O vigor (TZ 1-3) e viabilidade (TZ 1-6) são avaliados pelo Teste de Tetrazólio que conforme já foi mencionado anteriormente também é feito em pré-colheita.
Após o beneficiamento das sementes, já com seus respectivos lotes utiliza-se novamente o Teste de Tetrazólio (Fig 1 - A) e também o Teste de Envelhecimento Acelerado (Fig 1 - B), ambos são utilizados para constatação de viabilidade e vigor das sementes de soja. Enquanto o Teste de Tetrazólio permite observar danos por umidade ou do ataque de insetos o envelhecimento acelerado estima o potencial de armazenamento das sementes.
Figura 1: Teste de tetrazólio (A) e teste de envelhecimento acelerado (B)
O Teste de Envelhecimento Acelerado consiste em distribuir as sementes em telas metálicas sobre gerbox (11,0 x 11,0 x 3,5 cm) com 40 mL de água no fundo. Em seguida, as caixas contendo as sementes são tampadas e acondicionadas em incubadora do tipo BOD, a 41 ºC, onde permaneceram por 48 horas. Decorrido o período de envelhecimento, as sementes são retiradas da câmara, e conduzidas com quatro repetições de 50 sementes para cada rolo de papel toalha umedecido com água, na quantidade equivalente a 2,5 vezes a massa do substrato seco, a 25ºC, no quinto dia após a instalação do teste avalia-se as plântulas normais.
Para a realização do Teste de Tetrazólio as sementes são hidratadas em papel toalha previamente umedecido, com água na medida de equivalência de 2,5 vezes o peso do papel seco. Em seguida, os rolos de papel permanecem por 16 horas a 25ºC. À medida que foram completando o período de hidratação, as sementes são colocadas em solução de 0,075% de cloreto 2,3,5 trifenil tetrazólio, por três horas, no escuro a 45ºC. Após o desenvolvimento de cor, as sementes são lavadas em água corrente e mantidas imersas em água para avaliação. Posteriormente, ocorre a classificação em porcentagem de sementes viáveis e vigorosas, conforme escala de nota.
Outro teste realizado para o controle interno na Cotribá é o de germinação (Fig 2), este teste é conduzido com quatro subamostras de 50 sementes, tendo como substrato três folhas de papel da marca Germitest, umedecidas com água destilada em quantidade equivalente a 2,5 vezes a massa do papel seco. As sementes são mantidas em câmara de germinação com temperatura de 25ºC. As plântulas são avaliadas em um período de 5 e 8 dias após a semeadura, conforme recomendações das Regras para Análise de Sementes (RAS) (BRASIL, 2009).
Figura 2: Teste de germinação
As informações geradas nas análises auxiliam na identificação de problemas e tomadas de decisões para proporcionar aos cooperados apenas lotes que possuem a qualidade ideal.
O controle interno de qualidade da Cotribá também monitora o tratamento de sementes industrial, já reconhecido através do selo em excelência em tratamento de sementes, que garante a dosagem correta dos produtos utilizados, bem como a proteção do meio ambiente e conformidade com a legislação.
Sementes de alta qualidade promovem plântulas bem desenvolvidas e vigorosas frente às adversidades climáticas, e o investimento que a Cotribá realiza no controle de qualidade através do laboratório interno de análise de sementes, é uma importante ferramenta na determinação do estado de qualidade fisiológica, genética, física e sanitária das sementes, proporcionando os melhores lotes com as melhores sementes.
Cultivares Cotribá
Quem planta qualidade, colhe prosperidade.