Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá assina contrato com EMATER para certificar mais duas unidades

Publicado em: 6 de outubro de 2016
Categorias: Notícias

A direção da Cotribá assinou na tarde desta quarta-feira, 05, contrato com a EMATER/RS para a certificação de mais duas unidades armazenadoras. Desta vez, serão avaliadas as unidades sede, em Ibirubá, e a de Fortaleza dos Valos.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estipula 2018 como prazo para a implantação do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras, a ser cumprida pelas Unidades Armazenadoras para comercialização de produtos. Entretanto, as instituições que tiverem interesse em negociar esta safra de trigo com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, por exemplo, já deverão estar certificadas.
Segundo o presidente da cooperativa, Celso Leomar Krug, a situação da Cotribá é vantajosa, visto que a cooperativa já tem nove unidades certificadas. No entanto, para ele, a certificação vai além de cumprir com a legislação e facilitar a comercialização das commodities.
- A nossa preocupação maior é garantir aos associados e clientes segurança e qualidade na armazenagem da produção que eles nos confiam. Queremos oferecer serviços e produtos de alto padrão para continuarmos crescendo, tanto que começamos este processo muito antes do que determina a lei - explica.
Além do presidente e vice da Cotribá, Celso Leomar Krug e Enio Cezar Moura do Nascimento, participaram do ato gerentes e colaboradores da cooperativa. A EMATER/RS esteve representada pelo presidente, Clair Tomé Kuhn, gerente de Classificação e Certificação, Jair Domenighi, e colaboradores da instituição.
A Cotribá já certificou outras nove unidades. Neste ano foram avaliadas uma em Quinze de Novembro, duas em Ibirubá, uma em Cruz Alta, uma em Santa Margarida do Sul e uma em Pantano Grande. Já eram certificadas as unidades de Boa Vista (Ibirubá), Fazenda Colorado (Fortaleza dos Valos) e Portão (Quinze de Novembro).
Certificação
A Certificação de Unidades Armazenadoras avalia a eficiência técnica e operacional dos armazéns, contribuindo para melhoria na imagem nas relações comerciais, viabilizando o acesso a novos mercados, sustentabilidade do negócio e o crescimento do sistema de armazenamento. Entre as principais vantagens, destaca-se a melhoria dos serviços prestados aos agricultores, garantindo a qualidade do produto armazenado, reduzindo perdas e aumentando a competitividade no mercado nacional e internacional. Outra vantagem é que garante uma operação mais segura dos armazéns, segundo as normas da legislação vigente.
A Emater/RS-Ascar é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), desde 2011, como um Organismo Certificador de Produtos sob o n° 0083, para Certificação de Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural. A certificação é obrigatória para as pessoas jurídicas que prestam serviços remunerados de armazenagem, a terceiros, de produtos agropecuários, seus derivados, subprodutos e resíduos de valores econômicos, inclusive de estoques públicos.
 


Galeria