Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Começa colheita do milho na região

Publicado em: 23 de janeiro de 2017
Categorias: Notícias

Aos poucos os agricultores vão avançando com a colheita do milho na região de Ibirubá. A quebra de cerca de 20% na produtividade, causada pela escassez de chuvas em dezembro, tem se confirmado nas primeiras lavouras.
O associado Carlos Derlam, de São Lucas, começou a retirada dos grãos na sexta-feira, 20. Ele efetuou o plantio dos 85 hectares no dia 11 de agosto e apesar da cultura ter enfrentado geada, granizo e estiagem, a média de produtividade foi de 135 sacas por hectare.
Conforme o consultor técnico que lhe assiste, engenheiro agrônomo Vagner Ramalho, a expectativa inicial era de 160 sacas por hectare. Segundo ele, o solo bem corrigido, com dois ciclos de agricultura de precisão e aplicação de calcário e gesso agrícola, realizados pela Cotribá, foram fundamentais para o bom resultado apesar das adversidades climáticas. Como a cultivar semeada (Pioneer - P1630H) é suscetível às doenças, foram necessárias duas aplicações de fungicidas.
Ramalho alerta, no entanto, que é cedo para se mensurar a média da região, já que a irregularidade e má distribuição das chuvas deverão acarretar numa grande variação de produtividade.
 
Silagem
As lavouras destinadas à produção de silagem também apresentam os efeitos da estiagem. Além da queda no rendimento, a qualidade do produto deixa a desejar. De acordo com o técnico agrícola José Tonello, faltou umidade no período de formação das espigas, o que comprometeu o tamanho e a quantidade de grãos. A produção de silagem na região segue a todo o vapor já que os produtores optaram por antecipar o corte na tentativa de evitar maiores perdas. Diante disso, o técnico orienta que mais do que nunca o uso de inoculantes é importante.
Com a retirada do milho das lavouras, os agricultores já estão trabalhando também na implantação da safrinha e esperam melhores resultados no próximo ciclo.
 
 
 


Galeria