Notícias
Syngenta e Cotribá premiam produtores de alta performance
Publicado em: 28 de abril de 2017
Categorias: Notícias
Foram conhecidos na noite desta quinta-feira, 27, os ganhadores do Programa PIN - Produtividade Integrada, da Syngenta, que desafia os produtores a buscarem altas produtividades na lavoura. Os campeões foram anunciados durante um jantar de integração, na Asfuca, do qual participaram associados inscritos de Ibirubá, Cruz Alta e São Gabriel.
Conforme o RTV da Syngenta, João Silvério, esta é a terceira edição do programa em parceria com a Cotribá. No ciclo 2016/2017 o concurso se deu em três categorias, uma de trigo e duas de soja.
Na categoria Trigold, que premiou o destaque em produtividade de trigo, o vencedor foi o associado Eugênio Tauchert, de Ibirubá, que colheu 87 sacas por hectare no campo inscrito para a competição. A média do produtor foi 36% superior a dos demais associados do município.
Na categoria soja (Ibirubá), Estevan Novatzky foi o grande destaque com uma produtividade média de 73 sacas por hectare, 18% a mais que a média da cooperativa.
Já o campeão da categoria soja (Cruz Alta), Tiago Cadore, emplacou 84,7 sacas por hectare, 34% a mais que a média da Cotribá. Vencedor do concurso pela segunda vez, Cadore conta que entrou para ganhar e não faz questão de esconder o segredo dos campeões.
- É resultado de um trabalho com muita dedicação e da assistência a qual temos acesso através da Cotribá. Utilizar as tecnologias disponíveis no mercado e não ter medo de ousar. Então não é uma coisa só, é um conjunto de fatores que precisamos por em prática - comenta.
Os ganhadores foram contemplados com uma viagem a Comandatuba, Bahia, em julho. Serão quatro dias, com acompanhante e tudo pago. Os consultores técnicos dos campeões, engenheiros agrônomos Vinícius Floss e Ricardo Franken também foram reconhecidos pela conquista.
Na ocasião, a Syngenta já lançou o desafio para a safra 2017/2018. Desta vez, os produtores de alta performance viajarão para o Rio de Janeiro.