Notícias
Supermercados Cotribá: Alto padrão de qualidade se conquista com boas práticas de fabricação
Publicado em: 11 de maio de 2017
Categorias: Notícias
Muitos clientes sentiram falta de chegar nos açougues dos Supermercados Cotribá e pedir a carne temperada, no ponto para o churrasco
Atender com excelência e satisfazer a demanda dos seus consumidores, cada vez mais exigentes e seletivos, os Supermercados Cotribá estão implementando melhorias em seus processos e serviços.
Sendo assim, para manter um alto padrão de qualidade, a estratégia é a elaboração e implantação do Programa de Boas Práticas de Fabricação, que, por sua vez, abrange a elaboração dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s). As intervenções serão realizadas nos açougues e padarias das três lojas.
Conforme o coordenador da rede, Lairton Blasi, a iniciativa também atende à Portaria número 66 da Secretaria Estadual da Saúde, de 26 de janeiro de 2017, que estabelece os requisitos e exigências para o funcionamento, fiscalização e controle dos estabelecimentos varejistas nos segmentos de açougue e friambreria no Rio Grande do Sul.
- Estas novas regras foram estabelecidas sob o argumento que os produtos de origem animal são os mais envolvidos em surtos de doenças transmitidas por alimentos no estado. Com isso, uma das mudanças que nossos clientes mais sentiram foi a proibição da produção de carnes temperadas, embutidos e carnes empanadas. Mas vale lembrar que a produção de alimentos prontos para o consumo e derivados assados também é vedada – explica Blasi.
Além da elaboração dos POP’s, as equipes também estão recebendo treinamentos. Questões como controle de documentos, higiene e saúde das pessoas, manutenção e aferição de equipamentos, controle de temperaturas, gestão de resíduos, controle de pragas, controle de produção e exposição dos alimentos estão sendo abordadas.
A implementação do projeto conta com a consultoria e auditoria da empresa Certifee, o contrato vai até outubro. Além da rede de supermercados, a Cotribá também está investindo na padronização e boas práticas nas fábricas de rações.