Notícias
Seminário Técnico do Leite leva informação e tecnologia aos produtores
Publicado em: 14 de julho de 2017
Categorias: Notícias
Alto desempenho produtivo e máxima eficiência econômica são os insumos necessários em uma propriedade para que a atividade leiteira torne-se rentável. Por isso, estes foram os assuntos que pautaram o 8º Seminário Técnico do Leite promovido pela Cotribá, nesta quinta-feira, 13.
Produtores e estudantes de mais de 60 municípios, de todas as regiões do estado, lotaram a Associação dos Funcionários da Cotribá - Asfuca, em busca de conhecimento e embasamento técnico. As abordagens contemplaram toda a cadeia produtiva do leite, desde questões como a importância da dieta para a performance produtiva da vaca, até a gestão de pessoas como elemento fundamental para o sucesso da propriedade.
O evento começou por volta das 09 horas, quando o gerente de Varejo da cooperativa, Marcelo Felipe Debortoli, fez a abertura oficial destacando os objetivos do seminário e o papel da Cotribá como fomentadora da bacia leiteira, fornecendo insumos, assistência técnica e oportunizando conhecimento aos produtores. Já o presidente, Celso Leomar Krug, um dos pioneiros e grande incentivador da atividade, levou uma mensagem de otimismo aos participantes, diante de um cenário pouco animador com sucessivas quedas no preço do produto.
- A bacia leiteira já teve altos e baixos. O importante é termos persistência e fazer bem feita a parte que nos cabe, que é produzir com eficiência. Para isso, tem um time apaixonado pela atividade à disposição na Cotribá, para nos ajudar a seguir em frente e não desistir diante de qualquer obstáculo.
O presidente da EMATER, Clair Thomé Kuhn, também prestigiou a abertura do seminário.
Com o tema “Desafios na produção de alimentos conservados de alta qualidade”, o Prof.Dr. João Ricardo Alves Pereira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR, abriu o círculo de palestras. Na sequencia, o consultor técnico da Cargill, Especialista Francisco Bento de Oliveira Neto, abordou “A qualidade na produção de rações como aliada do resultado”.
Durante o intervalo para o almoço, servido no local, os participantes puderam também visitar os espaços das empresas parceiras, que expuseram soluções e novidades para a atividade.
À tarde, o gerente da Pecuária de Leite da Fazenda Colorado, Araras/SP, a maior produtora de leite do Brasil, médico veterinário Sérgio Soriano, falou sobre“Gestão de pessoas, o caminho para o sucesso”. Segundo ele, não adianta uma fazenda ter o melhor plantel do mundo se não tiver uma equipe engajada, cada um fazendo a sua parte, para o bom desempenho do negócio.
Na ocasião, também foi divulgado o resultado do concurso lançado no seminário do ano passado, em parceria com a Syngenta. O desafio propôs premiação para os produtores com a melhor qualidade na silagem, comprovada com análise bromatológica feita pela UPF. Os ganhadores foram Rosnei Grave, de Quinze de Novembro, em primeiro lugar, contemplado com uma TV 55"; Osvino Schultz, de Ibirubá, em segundo, ganhou uma TV 42"; e, Elemar Rauch, de Quinze de Novembro, em terceiro, foi premiado com uma TV 32".
O evento terminou com sorteio de brindes. Neste ano, as empresas parceiras foram Cargill/Nutron, Resolpec/Kemin e Intersul/MSD (patrocinadores diamante); Basso Pancotte, Weizur, Ouro Fino, Miagro, Bayer, BS Bios, Agropecuária Rebelato, Syngenta, Bio Aromas, Ipacol e São José (patrocinadores ouro); e, CCGL (patrocinador prata).
O 9º Seminário Técnico do Leite Cotribá já tem data, será dia 19 de julho de 2018.