Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá recebe primeiras cargas de soja

Publicado em: 4 de janeiro de 2018
Categorias: Notícias

A Cotribá recebeu nesta quarta-feira, 03 de janeiro, as primeiras cargas de soja da safra 2017/2018, na unidade de Boqueirão, em Ibirubá. Os primeiros grãos saíram de uma lavoura super precoce cultivada pelo associado Carlos Gilberto Derlam, numa área de 100 hectares em Colônia São João, Cruz Alta.
Conforme o produtor, a colheita foi realizada nos dias 19 e 20 de dezembro e 01 e 03 de janeiro. A média de produtividade foi de 48 sacas por hectare, no entanto, a variabilidade dentro da mesma lavoura chamou a atenção.
- Assim como tiramos pouco mais de 20 sacas em alguns lugares, em outros a produtividade saltou para 60 - conta.
Derlam e o técnico da Cotribá que assiste a propriedade, o engenheiro agrônomo Vagner Ramalho Junior, acreditam que as intempéries climáticas registradas nos dias 01 e 16 de outubro influenciaram diretamente no resultado da lavoura.
- Na área de maior altitude a produtividade foi menor, justamente onde a plantação foi mais atingida pelo granizo e vendaval. Vale considerar também que choveu abaixo da média em setembro, logo após o plantio. Além disso, outro fator relevante refere-se às datas de plantio. A semeadura foi realizada nos dias 01 e 08 de setembro, sendo que a área cultivada oito dias mais tarde foi justamente a que mais produziu - explica.
O manejo resumiu-se a duas aplicações de fungicidas e inseticidas e, apesar de a média ter ficado aquém do esperado, o associado garante que está satisfeito, já que um dos seus principais objetivos é escalonar a sua safra de soja.
- Na primeira vez que cultivei essa lavoura super precoce consegui 67 sacas por hectare, nunca mais atingi esse patamar, mas ainda assim considero vantajosa a experiência. Além de escalonar o plantio e minimizar o risco de perdas, o resultado da rotação de culturas é compensador. Tenho conseguido melhorar o controle de doenças e invasoras, além de dominar pragas importantes como o raspador" - completa Derlam.
Na mesma área, o produtor está semeando soja novamente e tem boas perspectivas para a segunda safra, já que as condições te tempo e temperatura têm se apresentado favoráveis.


Galeria