Notícias
Festeja Cotribá celebra 108 anos da cooperativa
Publicado em: 22 de janeiro de 2019
Categorias: Notícias
A Cotribá completou nesta segunda-feira, 21, 108 anos de fundação. E, para comemorar a data, promoveu o primeiro Festeja Cotribá, que movimentou todas as unidades.
Oportunidades de negócios, promoções e condições de pagamento foram disponibilizadas em todos os segmentos. Os associados chegaram cedo para aproveitar. A imprensa regional deu ampla cobertura e os diretores, Celso Leomar Krug e Enio Cezar Moura do Nascimento, concederam entrevista coletiva.
- Foi um momento para contar histórias e relembrar a trajetória e os desafios que a Cotribá enfrentou ao longo de pouco mais de um século - explicou o vice-presidente, Enio.
A meta para o dia de negócios era ousada: atingir 8% do faturamento orçado para o ano. O saldo foi positivo e animou direção o comitê gestor.
- Foi uma bonita festa. Os associados e clientes atenderem ao nosso chamado e vieram comemorar conosco. Tínhamos à espera dos convidados uma vasta e eficiente equipe para atendê-los em todas as unidades, o que resultou em grandes e bons negócios. Isso nos deixa muito satisfeitos, esse relacionamento é um diferencial que a Cotribá preza muito - ressaltou o gerente Jonas Antonello.
A Cotribá
Em 21 de janeiro de 1911, 34 pessoas – homens e mulheres – reuniram-se em torno do objetivo de fundar uma entidade cooperativa sob o modelo alemão, para representar os interesses do homem da terra e que defendesse seus direitos, criando a, então, Genossenschaft General Osório. Desde o momento em que se constituiu, a Cotribá mantém como base os valores do cooperativismo, voltando-se ao bem comum e ao desenvolvimento, não apenas do associado, mas também de todas as comunidades onde está inserida. A cooperativa iniciou suas atividades atuando na compra e venda de mercadoria excedente e também no beneficiamento e comércio dos produtos agrícolas e oferecia à comunidade gêneros de primeira necessidade, suprindo-lhes de artigos como tecidos e especiarias.
Cento e oito anos depois, a cooperativa fatura R$ 1,2 Bi e está presente com unidades físicas em 21 município gaúchos, com mais de 50 pontos de negócios. A Cotribá dispõe aos seus mais de sete mil associados e inúmeros clientes de nove segmentos e emprega diretamente mais de 900 funcionários.