Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá e Ecoagro emitem ‘CRA digital’ inédito no RS

Publicado em: 1 de março de 2021
Categorias: Notícias

"É muito gratificante perceber os resultados de um trabalho incessante", disse Ana Marlize, gerente administrativa e financeira da Cotribá. Sempre em busca de alternativas aos seus produtores, a cooperativa foi pesquisar opções de solução de crédito, indo em busca de novas soluções. Para tanto, esteve trabalhando junto a securitizadora Ecoagro desde outubro de 2019 e nesse findar de 2020 concretiza uma operação de R$ 53 milhões de reais. Foram contemplados 118 produtores que aderiram a essa nova modalidade de custeio através dos Certificados de Recebíeis do Agronegócios - CRA.

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais, ou suas cooperativas, terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.

A Cotribá contou com o apoio da Ecoagro securitizadora, que foi o elo entre a cooperativa e o mercado de capitais, a qual estruturou a operação financeira entre cooperativa e investidores para custeio direto aos produtores rurais.

Para a Cotribá e seus produtores é uma oportunidade de buscar recursos no mercado de capitais, com forma de pagamento diferenciada nessa operação. O produtor teve o benefício de pagamentos em 4 parcelas, levando ao produtor um fôlego financeiro para um maior investimento na produção da próxima safra, visando um aumento de produtividade e folga em seu fluxo de caixa, visto estarmos vindo de uma estiagem severa em toda a área de atuação da cooperativa.

"Nesse processo desprendemos de muito trabalho, mas como um dos valores da cooperativa é a inovação, aí está um processo totalmente inovador e inédito no Rio Grande do Sul, visto ser a primeira emissão de CRA com lastro das CPRFs eletrônicas, geradas na plataforma Digital Agromatic (empresa parceira da Cooperativa nessa operação) e registradas na B3", enfatizou Ana Marlize.

Todo o processo de originação, emissão e registro das CPRFs aconteceram em 30 dias e teve o comprometimento e atenção de todo nosso corpo técnico e líderes, os quais trabalharam incansavelmente em contato com os produtores levando essa alternativa de custeio e alívio para as obrigações dos produtores, as quais foram originadas na formação da cultura de soja.

Para a Cotribá estar atendendo aos anseios de seus produtores, após esse ano que nos trouxe grandes desafios, poder disponibilizar recursos através de uma ferramenta de crédito inovadora e poder contemplar nesse momento 118 produtores em toda a área de atuação, traz a certeza de que estamos cumprindo com o nosso papel que é de estar ao lado do produtor sempre levando soluções para seus negócios, apresentando soluções para aumento de produtividade e rentabilidade.

"Tenho um orgulho enorme em ter liderado esse grandioso projeto, inovador e pioneiro no RS, mas o sucesso de toda a operação ter acontecido em tempo recorde de 30 dias é estar acompanhada de uma equipe coesa e em prol do mesmo objetivo. Agradecimentos as equipes Cotribá que embarcaram e acreditaram no projeto, a Ecoagro e Agromatic; corroboramos a premissa que cooperação nos leva a farta colheita", finaliza a gerente administrativa e financeira, Ana Marlize.

“Gostaríamos de parabenizar a Cotribá em seus 110 anos, por essa iniciativa e parceria na emissão do CRA que, de forma inédita, conseguimos beneficiar 118 cooperados, com o que há de mais inovador na captação de recursos no mercado de capitais.

Ao emitir 118 CPRFs eletrônicas, através de uma plataforma digital e efetuar o registro no mesmo ambiente onde são negociados os principais instrumentos financeiros do Mercado de Capitais, reforçamos nossa Missão de ser o Elo entre o Agronegócio e o Mercado de Capitais. Agradecemos a Confiança da Cotribá e reforçamos nosso compromisso de ampliar essa parceria, conectando o Mercado de Capitais a todos os cooperados da Cotribá.” Cristiano Macedo, Head Comercial da Ecoagro.

 


Galeria