Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

O Meio Ambiente no dia a dia da Cotribá

Publicado em: 5 de junho de 2021
Categorias: Notícias

Na Semana Mundial do Meio Ambiente, conheça o projeto “Trabalhador Sustentável”, realizado há 7 anos pela cooperativa

A Semana Mundial do Meio Ambiente mobiliza as mais diversas ações propostas por empresas, pessoas e instituições sobre a questão ambiental. Na Cotribá, esta temática é aplicada em vários momentos, e dentre as várias atividades desenvolvidas pela cooperativa em prol do Meio Ambiente, se destaca o programa “Trabalhador Sustentável”.

O programa iniciou em 2015, com o propósito de resgatar ações ambientais na cooperativa, envolvendo todos os colaboradores. Dentre as inúmeras iniciativas já realizadas ao longo dos 7 anos que o projeto está sendo desenvolvido, se destacam: o reaproveitamento de materiais para confecção de lixeiras ecológicas; a produção de bancos, mesas e jardins verticais utilizando pallets de madeira; a realização de limpezas gerais em todas as unidades visando localizar possíveis pontos de acumulação de água que poderiam criar focos proliferação do mosquito da dengue; a revitalização de hortas e plantio de mudas de árvores nativas; e a produção de palestras sobre educação ambiental para as escolas da área de atuação da Cotribá.

Muitas ações iniciadas com o programa Trabalhador Sustentável foram adotadas como práticas permanentes da Cooperativa. Uma delas é o recolhimento de tampas de garrafas pet, que são doadas a entidades assistenciais.  Também é incentivado o reaproveitamento de papeis e o uso de canecas e garrafas de água reutilizáveis para reduzir o uso de copos plásticos.  O conjunto de ações desenvolvidas levou a Cotribá a receber, no ano de 2018, o Prêmio OCERGS de Cooperativismo, na categoria Responsabilidade Ambiental.

E neste ano, a cooperativa apresentou uma grande inovação para o programa. Os colaboradores foram incentivados a desenvolverem projetos que visem promover a redução de despesas para a cooperativa, com o reconhecimento dos projetos apresentados e resultados obtidos. Ao completar-se um ano de realização dos projetos autorizados pela cooperativa, comprovada a redução de despesas, será direcionada uma porcentagem sobre o custo reduzido ao colaborador (ou equipe) que apresentou o projeto. A Cotribá também formalizou uma parceria com os projetos Profissão Catador, Inatecsocial e Unicruz, para distribuição de um material interativo com o objetivo de conscientizar as crianças para a separação dos materiais recicláveis. O material foi destinado aos colaboradores que possuem filhos ou familiares em idade escolar.

Conforme informações disponibilizadas pelo Setor de Recursos Humanos da Cotribá, ao longo de 7 anos de realização do Projeto Trabalhador Sustentável, os principais resultados obtidos foram: o fortalecimento do trabalho em equipe; o engajamento dos times em busca de um propósito comum; maior conscientização dos colaboradores; envolvimento da comunidade em muitas as ações; e economia de recursos para a Cotribá.

Desde a década de 70, a Cotribá esteve envolvida em ações em prol de preservação ambiental, conservação do solo e fortalecimento da agricultura, pecuária e demais atividades produtivas, sempre com atenção e respeito às questões ambientais. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Cotribá se orgulha em destacar que seu compromisso com a preservação ecológica é diário, permanente e traz cada vez mais resultados para a cooperativa e para a comunidade.

 


Galeria