Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Dia Internacional do Cooperativismo: uma data para comemorar.

Publicado em: 2 de julho de 2021
Categorias: Notícias

No primeiro sábado do mês de julho, celebra-se mundialmente o Dia do Cooperativismo. No ano em que a Cotribá completa 110 anos de atividades, é importante destacar a contribuição que este modelo de organização econômica e social proporciona às comunidades onde uma cooperativa está inserida.

A Cotribá é a cooperativa do ramo agropecuário mais antiga do país que prossegue em atividade. Fundada em 21 de janeiro de 1911, sempre teve em seus objetivos sociais a missão de auxiliar seus associados na realização de suas atividades, fomentando não só o desenvolvimento agrícola e pecuário, mas também o crescimento das comunidades em que a cooperativa atua.

Ao longo do período de mais de um século de história, a Cotribá enfrentou dificuldades, caminhou ao lado dos associados em muitas reivindicações, se desenvolveu econômica, social e tecnicamente. A Cooperativa ampliou sua atuação para mais regiões a pedido dos produtores e cooperados, e celebra 110 anos com solidez econômica, projeção de investimentos estruturantes e um amplo trabalho dedicado à implantação de novas tecnologias para ampliar a produção de alimentos e melhorar a renda dos associados.

O modelo de atuação seguindo os princípios cooperativas foi essencial para a Cotribá construir uma trajetória de sucesso. “Sempre que destacamos a história e atuação da Cotribá, não podemos deixar de ressaltar que o cooperativismo esteve sempre presente em todas as nossas ações, norteando nossa conduta e guiando os passos de cada colaborador, conselheiro ou liderança da nossa cooperativa. O Cooperativismo é um sistema de gestão em que todos têm a mesma representatividade, nossos associados têm os mesmos direitos e deveres. As cooperativas trabalham com equilíbrio entre o lado econômico e o social”, salienta o vice-presidente Enio Cezar Moura do Nascimento. O presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug, também fala sobre a importância do cooperativismo na sociedade atual. “Temos muito orgulho de participar da história de sucesso da Cotribá. Vencemos os desafios ao longo da caminhada da cooperativa com muito trabalho e contando com a confiança e cooperação dos nossos associados, que são os donos da cooperativa e seu o maior patrimônio. Celebramos o Dia Internacional do Cooperativismo destacando que a Cotribá é uma das maiores instituições do agronegócio gaúcho, graças à sua forma cooperativa de trabalhar e tomar decisões. Parabéns a todos os associados e a todas as cooperativas”, destaca o presidente.


Galeria