Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Presidente Celso Leomar Krug completa 45 anos de trabalho na Cotribá

Publicado em: 20 de julho de 2021
Categorias: Notícias

Colaboradores prepararam uma homenagem surpresa para o presidente

Reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho propositivo e atuante como presidente da cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil, Celso Leomar Krug completa 45 anos de Cotribá. Nesta segunda-feira, dia 19 de julho, o presidente foi recepcionado junto à sede da cooperativa com uma homenagem surpresa preparada pelos colaboradores, enaltecendo o companheirismo, amizade, trabalho, exemplo e liderança de Celso junto à Cotribá.

A Cotribá foi o primeiro emprego de Celso Leomar Krug, oportunidade de trabalho concedida logo após sua formação como Engenheiro Agrônomo. No dia 19 de julho de 1976, o então presidente da cooperativa João Carlos Fleck assina o contrato de trabalho de Celso, efetivando-o na função de engenheiro agrônomo para compor a equipe da Cotribá. Na época, o trabalho de assistência técnica estava voltado à agricultura, impulsionando esta atividade que alcançava importante crescimento em Ibirubá e na região. Porém, logo nos primeiros meses de trabalho, Celso foi apresentado ao projeto de desenvolvimento da bacia leiteira no estado do Rio Grande do Sul, que estava sendo implementado pela CCGL. Ele abraçou a ideia e recebeu o aval da direção da Cotribá para incentivar os associados e demais produtores rurais a investir na produção de leite. A partir de então, Celso liderou um grande desafio. A atividade não era conhecida dos agricultores até ser apresentada pela Cotribá, através das visitas que Celso e equipe técnica da cooperativa realizavam, de propriedade em propriedade. Desacreditada por muitos no início, hoje a pecuária leiteira é uma das grandes fontes de renda dos agricultores da região do Alto Jacuí, e o pioneirismo liderado por Celso Leomar Krug no desenvolvimento da atividade também proporcionou que a Cotribá e a região liderassem a implantação de diversas tecnologias na atividade leiteira, proporcionando que atualmente o Alto Jacuí tenha uma das bacias leiteiras mais qualificadas do Estado e do Brasil. Filho de pequenos produtores rurais, Celso conseguiu, na prática, através do desenvolvimento da atividade leiteira, demonstrar que é possível obter renda na agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no interior.

A liderança assumida por Celso Krug neste processo o destacou enquanto colaborador, e aos poucos ele foi ocupando novos desafios junto à cooperativa. No dia 30 de maio de 1981, ele foi eleito vice-presidente da Cotribá. Em 16 de fevereiro do ano de 1993, foi eleito presidente da cooperativa, função na qual permanece até hoje. Sua atuação foi marcada pelo profissionalismo e dedicação para com a Cotribá e as prioridades dos associados. Também foi sempre um representante das causas cooperativistas, tendo assumido diversas funções de liderança em entidades ligadas ao setor.

Ao longo de sua trajetória como colaborador, vice-presidente e presidente da Cotribá, Celso tem contribuído com seu trabalho, experiência e dinamismo para o crescimento da cooperativa. Sua capacidade de liderança e diálogo também proporcionou o desenvolvimento de uma equipe estratégica e eficiente de colaboradores, que sob sua direção, apoiam a condução da Cotribá para maiores e melhores resultados a cada ano. Seu jeito simples e sua personalidade carismática marcam de forma positiva todos que convivem com Celso.

Celso Leomar Krug segue atuante e participativo em seu trabalho como presidente da Cotribá. Além de contribuir significativamente com muitas ações importantes na história da cooperativa, também fez e continua fazendo amizades e cooperando com o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.

 


Galeria