Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Academia do Leite Cotribá atualiza informações sobre dieta animal

Publicado em: 15 de setembro de 2021
Categorias: Notícias

Os profissionais da área de nutrição animal da Cotribá tiveram mais um momento de formação e conhecimento nesta terça-feira (14). Junto à Asfuca, a equipe de técnicos e veterinários acompanhou o sétimo encontro deste ano da “Academia do Leite”, um programa de formação e qualificação permanente desenvolvido pela cooperativa, acompanhado pelo supervisor técnico Iuri Felice e pelo médico veterinário Vinicius Cima Auler.

A partir do tema “Teorias de dietas com gordura protegida e micotoxinas”, o médico veterinário Leandro Greco, da Kemin, empresa parceira da Cotribá, focada em desenvolvimento de tecnologia com o fornecimento de aditivos nutricionais e de segurança alimentar, destacou a importância de um acompanhamento e trabalho preventivo. “Nós discutimos com a equipe a importância dos cuidados para evitar a contaminação do rebanho por micotoxinas, que são os produtos dos fungos nos alimentos, que podem se multiplicar em condições de armazenamento que favoreçam sua proliferação. Falamos sobre como a gente pode evitar, e fazer com que essa dieta seja mais segura para os produtores da Cotribá. Para isso, destacamos a importância da utilização de aditivos que impedem que o animal absorva as micotoxinas” salientou Leandro. 

Segundo o especialista, é fundamental a orientação dos produtores sobre a importância de um trabalho preventivo. Os principais problemas causados nos animais que ingerem alimentos contaminados são a diminuição no consumo de alimento, queda na produção de leite, problemas reprodutivos, como aborto e ausência de prenhez, e  baixa na imunidade do animal como um todo. Os aditivos para impedir a absorção de micotoxinas combatem este problema. 

A Cotribá possui uma ampla linha de rações e suplementos minerais que, além de atenderem as necessidades nutricionais dos animais, possuem aditivos que contribuem com a promoção da saúde do rebanho, como a proteção da absorção de micotoxinas. Os técnicos nutricionistas e médicos veterinários da cooperativa são capacitados e estão em constante desenvolvimento em cursos oferecidos pela Academia do Leite e outros programas de formação da cooperativa, para oferecerem assistência técnica de qualidade, auxiliando os produtores na formulação de dietas que proporcionem produtividade e rentabilidade.


Galeria