Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Treinamento destaca a importância da armazenagem de grãos

Publicado em: 30 de setembro de 2021
Categorias: Notícias

O agricultor prepara o solo, planta a semente, realiza a adubação e todos os tratos culturais necessários para o desenvolvimento da lavoura. Chegado o período da colheita, o produtor encerra sua safra ao depositar os grãos no armazém da Cotribá- e um novo processo de preparação da lavoura terá início no campo. No entanto, ao mesmo tempo em que se encerra um ciclo ao associado, se inicia um intenso trabalho na cooperativa para garantir a qualidade dos grãos confiados à cooperativa. E para ressaltar a importância deste trabalho, qualificando os colaboradores que trabalham nos setores de recebimento, armazenagem e expedição de grãos da Cotribá, foi realizado um treinamento na Asfuca, nos dias 28 e 29 de setembro. Capacitações sobre este assunto são realizadas de forma anual há 13 anos. 

Com a presença do vice-presidente Enio Cezar Moura do Nascimento, do coordenador da área de armazenagem Luciano Roewer, e de colaboradores que atuam no trabalho de classificação e armazenagem de todas as unidades da Cotribá, o instrutor Waldir Machado, sócio proprietário  Visagrãos Treinamento e Consultoria Ltda., de Erechim, compartilhou os aprendizados de mais de 40 anos de experiência no setor de classificação da Emater/RS. “O grão é um ser vivo. No momento que os grãos estão no armazém, eles estão ‘respirando’. Temos que ter um controle direto para que todos os processos que acontecem na armazenagem para garantir a saúde e a vida deste grão”, destacou Machado. No treinamento, foi destacada a importância da organização, planejamento e adequação conforme as necessidades de cada região e características dos grãos entregues. “Nossa equipe recebe todo o treinamento necessário para fazer uma boa coleta, para proporcionar uma análise assertiva da carga que está sendo entregue. Por isso destacamos aos nossos associados que é um processo importante, de coletar a amostra, homogeneizar, analisar impureza e umidade, pois tudo isso será necessário para ajustar a armazenagem depois, e garantir a qualidade dos grãos”, explicou o coordenador Luciano. 

Uma parcela importante da produção de grãos recebida pela Cotribá é utilizada na própria fábrica de rações da cooperativa, e por isso, o coordenador da fábrica Rafael Schuster foi convidado a participar e destacou o impacto da qualidade da matéria-prima para a produção das rações Cotribá. “A qualidade reconhecida dos nossos produtos se deve ao nosso criterioso processo de controle de qualidade que inicia na matéria-prima, e para isso contamos com a dedicação dos profissionais da área de armazenagem”, destaca Rafael. Os profissionais do setor de auditoria interna, que auditam os processos no decorrer do ano, também participaram do treinamento. 

Desde 2016, antes do prazo previsto pela legislação brasileira, a Cotribá passou a implantar o Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Este processo de Certificação é realizado pela Emater/RS e está se estendendo para todas as unidades da cooperativa. “A produção de alimentos é mais que um negócio, é uma responsabilidade para com a qualidade de vida das pessoas que vão ingerir os alimentos, subprodutos dos grãos. Com estes cuidados, estamos preservando a saúde de todos e também o patrimônio dos nossos associados, pois o valor da produção armazenada supera muitas vezes o da própria infraestrutura de armazenagem. Portanto, cuidar da qualidade da produção dos nossos associados é uma responsabilidade”, salientou o vice-presidente Enio.


Galeria