Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá busca auxílio para produtores de leite afetados pela seca

Publicado em: 19 de janeiro de 2022
Categorias: Notícias

Na manhã desta quarta-feira (19) lideranças das regiões do Alto Jacuí e do Alto da Serra do Botucaraí apresentaram um conjunto de demandas dos produtores de leite para o governo do Estado. O pedido advém das dificuldades do setor, ocasionadas pela seca que atinge o Rio Grande do Sul, causando grandes prejuízos para a bacia leiteira e, consequentemente, para toda a economia.
Junto à Casa Civil, o vice-presidente da Cotribá Enio Nascimento e as lideranças foram recepcionadas pelo secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, com a presença da secretária de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Silvana Covatti, presidente da Assembleia Legislativa Gabriel Souza e deputado estadual Clair Kuhn. Também participaram da reunião o presidente da Cotriel, Leocezar Nicoli, do STR de Ibirubá, Leonir Fior, representando todos os sindicatos do Alto Jacuí (ASTRAJA), o prefeito e o vice-prefeito de Quinze de Novembro Gustavo Stolte e Marcos Petri; o prefeito em exercício de Ibirubá Mário Petersen; a prefeita de Fortaleza dos Valos Márcia Rossato Fredi; vereadores e demais lideranças. A cooperativa Cotrisoja também assinou o documento entregue.
O movimento teve início com uma reunião promovida pela Cotribá na última segunda-feira (10) em Ibirubá. Representantes de cooperativas, sindicatos e prefeituras debateram os reflexos da estiagem para os produtores e destacaram a necessidade de buscar auxílio aos produtores.
O principal pedido feito é por recursos emergenciais e linhas de crédito a juros reduzidos para que os produtores possam adquirir alimentos para o rebanho leiteiro, visto que a seca impediu a produção de silagem, e o que pôde ser produzido é de baixa qualidade. Também foi destacada a necessidade da prorrogação de dívidas existentes.
O governo sinalizou que irá estudar a demanda de forma conjunta com as equipes técnicas da Secretaria de Agricultura e das cooperativas, para alinhar os critérios de concessão, montante a ser disponibilizado, taxas e prazos, para na próxima semana apresentar a proposta ao governador Eduardo Leite.
"Agradecemos a disposição do governo em receber nosso pedido e destacamos que buscamos este apoio para que os produtores possam continuar na atividade, evitando o êxodo rural e reduzindo o impacto em toda a economia que advém da renda gerada na bacia leiteira", destacou o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento.

Galeria