Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá recebe certificação de uso de energia renovável

Publicado em: 3 de março de 2022
Categorias: Notícias

No ano de 2021, a Cotribá reduziu a emissão de gases de efeito estufa correspondente a 146,59 toneladas de gás carbônico (CO2). A informação foi recebida pela cooperativa através de certificação emitida pela Mercatto Energia, representante da Cotribá junto à Câmara Comercializadora de Energia Elétrica – CCEE. A certificação foi obtida a partir da aquisição de energia elétrica no ambiente de contratação livre de energia, por meio de fontes renováveis, diretamente das geradoras.

Em um comparativo de reflorestamento, conforme o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), a cada 7 árvores, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Com base nesta média, é determinada a quantidade de árvores que seriam necessárias para neutralizar as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo assim, estes créditos de carbono equivalem ao plantio de 1.026 árvores.

A unidade de Santa Margarida do Sul realizou contrato de compra de energia elétrica por meio desta nova formatação (mercado livre) durante todo o ano. Com o sucesso da iniciativa, a partir de novembro de 2021, a rede de supermercados (em Ibirubá, Saldanha Marinho, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos) também tiveram a compra de energia migrada para o mercado livre. Esta operação, além de ser ambientalmente sustentável - pois a aquisição é realizada diretamente de geradoras que utilizam fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas e solares; ainda proporciona economia.

A Cotribá está realizando estudos técnicos e poderá migrar mais unidades para o mercado livre de energia. Fatores como consumo, distribuidora que realiza o atendimento e sazonalidade da utilização da energia são importantes para a viabilidade do investimento. A cooperativa também investe em energias renováveis, com instalação de sistemas solares de microgeração e também a partir do desenvolvimento do programa “Solar Agro”, que apoio os associados na aquisição de sistemas de energia solar.


Galeria