Notícias
Cotribá recebe certificação de uso de energia renovável
Publicado em: 3 de março de 2022
Categorias: Notícias
No ano de 2021, a Cotribá reduziu a emissão de gases de efeito estufa correspondente a 146,59 toneladas de gás carbônico (CO2). A informação foi recebida pela cooperativa através de certificação emitida pela Mercatto Energia, representante da Cotribá junto à Câmara Comercializadora de Energia Elétrica – CCEE. A certificação foi obtida a partir da aquisição de energia elétrica no ambiente de contratação livre de energia, por meio de fontes renováveis, diretamente das geradoras.
Em um comparativo de reflorestamento, conforme o Instituto Brasileiro de Florestas (IBF), a cada 7 árvores, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade. Com base nesta média, é determinada a quantidade de árvores que seriam necessárias para neutralizar as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo assim, estes créditos de carbono equivalem ao plantio de 1.026 árvores.
A unidade de Santa Margarida do Sul realizou contrato de compra de energia elétrica por meio desta nova formatação (mercado livre) durante todo o ano. Com o sucesso da iniciativa, a partir de novembro de 2021, a rede de supermercados (em Ibirubá, Saldanha Marinho, Quinze de Novembro e Fortaleza dos Valos) também tiveram a compra de energia migrada para o mercado livre. Esta operação, além de ser ambientalmente sustentável - pois a aquisição é realizada diretamente de geradoras que utilizam fontes renováveis, como hidrelétricas, eólicas e solares; ainda proporciona economia.
A Cotribá está realizando estudos técnicos e poderá migrar mais unidades para o mercado livre de energia. Fatores como consumo, distribuidora que realiza o atendimento e sazonalidade da utilização da energia são importantes para a viabilidade do investimento. A cooperativa também investe em energias renováveis, com instalação de sistemas solares de microgeração e também a partir do desenvolvimento do programa “Solar Agro”, que apoio os associados na aquisição de sistemas de energia solar.