Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá participa do lançamento do programa Mais Sólidos Maior Valor CCGL

Publicado em: 10 de março de 2022
Categorias: Notícias

A qualidade do leite entregue pelos produtores está sendo cada vez mais valorizada pela CCGL. Após anunciar o pagamento adicional de R$ 0,02 por litro de leite oriundo das propriedades certificadas como livres de tuberculose e brucelose, a Central anunciou o programa “Mais Sólidos Maior Valor”. Com a iniciativa, os percentuais de gordura e proteína do leite serão avaliados para compor parte da remuneração do produtor. Quanto maiores estes índices, também chamados de “sólidos”, melhor será o preço pago pelo leite. A apresentação do programa foi realizada na tarde de quarta-feira (09), no estande da CCGL na Expodireto.

Esta iniciativa acompanha as tendências do mercado mundial de lácteos e a demanda dos associados, valorizando o esforço dos produtores que investem diariamente na produção de leite com maior teor de sólidos, o que contribui para elevar o rendimento industrial, ganho logístico e competitividade em toda cadeia produtiva.

A migração para o novo sistema de pagamento será gradual. Inicialmente, 90% do preço do leite continua no atual modelo de pagamento, e 10% será com base na proteína e na gordura do leite entregue no primeiro ano do programa. Com o passar do tempo, 100% do pagamento será baseado nos sólidos. Com isso, os produtores poderão conhecer melhor o programa, ganhando tempo para realizar as melhorias no rebanho, no manejo e na dieta dos animais.

A CCGL destaca que o objetivo do programa Mais Sólidos Maior Valor é proporcionar investimentos em qualidade, para que o produtor possa receber mais pela mesma quantidade de litros entregues, focando na produção de proteína e gordura. Os demais indicadores de qualidade: contagem bacteriana total (CTB) e contagem de células somáticas (CCS) seguem sendo avaliados na composição do preço do leite.

VANTAGENS AO PRODUTOR:

Redução do custo de energia elétrica: o volume de leite resfriado e processado é o mesmo, porém com volume de sólidos maior, há maior rendimento no preço;

Redução no custo do transporte: no mesmo volume há transporte de mais sólidos, aumentando a eficiência por Km rodado;

Redução no custo industrial e ganho ambiental: maior rendimento no processamento do leite com maior quantidade de proteína e gordura e menor quantidade de água a ser extraída do leite, processada e devolvida à natureza. Essa redução de custos gera mais resultado, que é distribuído aos associados através da remuneração anual;

A Cotribá, através de sua equipe técnica, irá prestar toda a assistência aos associados com foco na produção cada vez maior de sólidos no leite, e está à disposição dos produtores para prestar mais informações e esclarecer dúvidas sobre o programa Mais Sólidos Maior Valor CCGL.


Galeria