Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

A importância da correção do solo

Publicado em: 19 de abril de 2022
Categorias: Notícias

A correção de solo tem vários objetivos, mas o principal é estabelecer o equilibro entre cátions e íons no solo, para que a planta se desenvolva de forma saudável, evitando o ataque de doenças e insetos, podendo assim expressar seu máximo potencial produtivo. Por questões geológicas, os solos brasileiros tendem a ser mais ácidos, afetando a produtividade das culturas. Com isso, se recomenda fazer a análise de solo para obter os níveis dos nutrientes e consequentemente avaliar a necessidade de fazer a correção dos mesmos.

Em alguns solos pode haver presença de substancias tóxicas em excesso como alumínio (Al) e manganês (Mn), que acabam impedindo o desenvolvimento radicar das culturas, as quais são responsáveis pela absorção de nutrientes como Fósforo (P) Potássio (K), Nitrogênio (N), Cálcio (Ca) e Magnésio (mg), essenciais para desenvolvimento das plantas. Assim, é necessário corrigir determinados nutrientes no solo, para melhor interação dos mesmos e equilibrar os teores conforme a necessidade de cada cultura.

Para auxiliar nesta correção, a Cotribá disponibiliza aos seus associados o serviço de Agricultura de Precisão, onde, coleta diversas subamostras de solo em glebas de até 1 hectare, retirando destas as informações necessárias para realizar a correção por meio de aplicação a lanço na forma tradicional, Taxa Fixa, e pela Taxa Variável, onde neste consegue-se corrigir somente os pontos do talhão da lavoura que realmente é necessário, com determinados corretivos agrícolas, evitando subdosagem, desperdício de material e consequentemente gerando economia para o associado.

Na imagem, temos a comparação de mapas de Agricultura de Precisão Cotribá de uma mesma área, onde visualizamos a grande evolução de índices de nutriente Potássio (k) no solo (Figura 1) e consequentemente  dos demais nutrientes corrigidos. Neste processo, conseguimos instalar culturas homogêneas em toda a área pela alta fertilidade, e com o passar dos anos, notando significativamente uma melhoria na Matéria Orgânica (Mo) do solo, sendo esse um dos processos mais difíceis de conseguir desenvolver em solos da nossa região. (Figura 2)

Figura 1

 

Figura 2

Os produtos mais utilizados para correção em nossos solos são Cloreto de Potássio, Fosfatados, Nitrogenados, Calcários Agrícola, Gesso, Enxofre granular. Portanto, contate o engenheiro agrônomo de sua unidade de atendimento para orientar na tomada de decisão, sempre antes da instalação das culturas, para obter os melhores resultados.

 

Texto:

Eng. Agrônomo Éverton Rodrigo Maldaner |  Eng. Agrônomo Willian Medeiros


Galeria