Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cultura da Canola, uma excelente opção para o cultivo de inverno

Publicado em: 22 de abril de 2022
Categorias: Notícias

A Canola (Brassica napus L.) é uma espécie oleaginosa da família das crucíferas. É uma cultura muito importante no mercado mundial, principalmente por seu óleo ser utilizado para o consumo humano e produção de biodiesel, sendo excelente opção econômica para o agricultor. Além disso, o farelo é utilizado para a fabricação de rações utilizadas na alimentação animal.

No Estado do Rio Grande do Sul, a canola tem ganhado cada vez mais espaço. Segundo dados da Emater, a área plantada com a cultura no ano de 2021 foi de 37.684 ha, um aumento de 8,5% comparado com o ano anterior, que foi de 34.721 ha. Outro dado interessante foi a produtividade média, que passou de 974 Kg/ha em 2020 para 1.421 Kg/ha em 2021, sendo que algumas áreas obtiveram produtividades superiores a 2400 Kg/ha. Aliado ao incremento de produtividade, a canola possui um custo de produção inferior ao do trigo e o valor recebido pelo saco é maior, visto que o preço é balizado pela cotação da Soja, a qual teve um aumento considerável neste último ano e, por consequência, gerou um resultado ainda melhor pra quem investiu no plantio desta cultura.

A busca por espécies que podem ser utilizadas em um esquema de rotação de culturas tem aumentado nos últimos anos. Com isso, a Canola se torna uma excelente alternativa para ser incluída em um esquema de rotação com a cultura do trigo em virtude de auxiliar no manejo de plantas invasoras de difícil controle e favorecer a quebra de ciclo de algumas doenças, trazendo ganhos para a cultura implantada no próximo ano. Outro ponto importante é a ciclagem de nutrientes. Por possuir um sistema radicular mais agressivo, consegue buscar nutrientes em camadas mais profundas e com a decomposição dos restos culturais esses nutrientes ficam disponíveis para as culturas subsequentes.

Atualmente, as cultivares de canola possuem maior estabilidade e potencial produtivo em virtude do melhoramento genético e da pesquisa que tem avançado muito, tornando o plantio dessa cultura mais seguro e rentável. Somado a isso, o recebimento de grãos está sendo ampliado encurtando as distâncias de entrega e facilitando as operações do produtor de canola, ou seja, tão importante quanto colher bem, é depositar a produção com segurança. Desse modo, a Cotribá está disposição dos associados e clientes para receber a produção de forma ágil e segura.

A Cotribá vem incentivando o plantio de Canola há vários anos por entender a importância dessa cultura para o sistema produtivo. Além disso, tem à disposição os melhores materiais existentes no mercado, buscando assegurar o potencial produtivo das lavouras atendidas pela Cooperativa. Logo, o produtor que tiver interesse em cultivar ou obter mais informações sobre a cultura, basta entrar em contato com o Departamento Técnico da Cotribá.

Neste sentido, o cultivo de Canola é uma excelente opção para o produtor rural que busca uma maior rentabilidade nesse período, uma vez que permite um melhor aproveitamento da área e dos recursos da propriedade, reduzindo custos e agregando valor no sistema de produção.

Texto: Rodrigo Dambrós

Engenheiro Agrônomo | Unidade Augusto Pestana

 


Galeria