Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Saiba mais sobre a importância do seguro agrícola

Publicado em: 27 de abril de 2022
Categorias: Notícias

Na safra atual de verão, estamos sofrendo com a estiagem, que assola praticamente toda região sul do país, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Um evento que é citado por muitos produtores rurais como o pior de todos os tempos, devido a quantidade de chuva abaixo do necessário para desenvolvimento das culturas, distribuição desuniforme das precipitações e altas variações de temperaturas, ocasionando altas perdas de produtividade na produção de grãos.

A Cotribá tem disponibilizado sempre a contratação de seguro agrícola em toda sua área de atuação. Uma ferramenta importante para manter a estabilidade financeira da propriedade, e que deve fazer parte do planejamento e da gestão por parte dos produtores rurais, justamente para diminuir os prejuízos em situações como o atual momento da nossa região. Com isso, oferecemos ao produtor rural a melhora de sua gestão, proporcionando uma qualidade de vida saudável no campo, longevidade das suas atividades e uma cooperativa saudável, para prestar todo suporte e assistência técnica que o associado necessitar.

Limite assegurado:

O LMI (limite máximo de garantia) é o volume total de recursos financeiros disponibilizados pela companhia de seguros para garantir as indenizações das apólices, nas regiões em que a mesma comercializa os seguros. Faz parte do processo também, as chamadas resseguradoras, ou seja, a seguradora da seguradora, constituídas por uma ou mais empresas. Com isso, há uma maior diluição de risco assumido, possibilitando alcançar maior abrangência de área para assegurar.

Nos últimos 04 anos, as companhias tiveram muitos casos de indenizações, tanto nas culturas de inverno, quanto nas culturas de verão na região sul do país. Também partimos da expectativa muito abaixo do esperado inicialmente sobre o milho safra e safrinha de 2021/2022, além de toda perda que vem se consolidando na cultura da soja, safra 2021/2022.

Contratação e Subvenção Federal:

O ideal é o produtor fazer o seu planejamento com antecedência e realizar a contratação do seguro, para garantir adesão a subvenção federal (auxílio no pagamento por parte do governo federal). A subvenção em 2022 será de 40% para as culturas do milho, trigo e aveia; e 20% para a cultura da soja, tendo o limite de R$ 60.000,00 por produtor durante o ano de 2022.

A subvenção é disponibilizada através do cadastramento da apólice por parte da companhia junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para realizar o “pagamento”, sendo diluído do valor total disponibilizado para o programa federal. Ressaltando que o produtor não pode ter restrição no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal), ao qual possui um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas em débito para com órgãos e entidades federais.

Expectativa para 2022:

Referente aos casos de indenizações passadas, a expectativa de recursos financeiros dedicados a cobertura do seguro agrícola na próxima safra será abaixo do ideal, o que preocupa para as novas contratações de seguro de inverno e verão de 2022. Então, quanto antes contratar o seguro, haverá maior chance de garantir o mesmo e o enquadramento da subvenção federal.

 

 

Texto:

Jonas Felipe Medeiros
Técnico Agrícola | Unidade Sede - Ibirubá

Tiago Pasetti
Sócio–proprietário e Diretor Comercial da Pasetti Investimentos e Seguros

 


Galeria