Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cooperativa agropecuária mais antiga do Brasil investe em startup

Publicado em: 26 de outubro de 2022
Categorias: Notícias

Visando o desenvolvimento de novas tecnologias para contribuir com a melhoria dos resultados na produção pecuária de seus clientes e associados, a Cotribá acaba de realizar um investimento através de compra de ações da CowMed, empresa nacional de monitoramento animal.

Conforme o gerente de Produção Animal da Cotribá, Marcelo Debortoli, a parceria é um importante passo que irá beneficiar os produtores. “A quantidade e qualidade das informações que são geradas pelo monitoramento e pelo software de gestão das propriedades vai trazer mais agilidade e assertividade nas tomadas de decisão de manejo e gestão, cada vez mais necessário no atual cenário de alta competitividade do mercado. Com esta iniciativa, damos um passo importante na busca de novas soluções tecnológicas, e nos destacamos, cada vez mais, como cooperativa inovadora e sensível com as necessidades de seus produtores”, disse o gerente.

A empresa surgiu no polo de inovação em tecnologia da UFSM e desenvolveu um sistema de monitoramento de vacas, que tem objetivo de “ouvir a vaca”. Com isso, é possível fazer um monitoramento em tempo real de tudo o que as vacas fazem ao longo do dia.

O CEO da CowMed, Tiago Martins, explica que “através do comportamento dos animais, algoritmos de inteligência artificial identificam variações e alertam os produtores via aplicativo e plataforma web quanto ao cio, se estão doentes ou ainda perto de parir. Além disso, o produtor consegue saber se elas estão com calor e se a dieta está bem adequada”.

Mais de 2000 coleiras serão colocadas de forma imediata

Atualmente, 1.500 coleiras estão distribuídas entre associados e clientes da Cotribá. Neste investimento realizado junto à CowMed, mais 2.100 coleiras de monitoramento serão colocadas de forma imediata, com projeção de ampliação à medida que mais produtores foram aderindo à nova tecnologia. Portanto, produtores que já conhecem ou querem conhecer essa tecnologia podem entrar em contato com um consultor da Cotribá para mais esclarecimentos.

Em constante desenvolvimento e busca de soluções que ampliem os resultados de seus associados, atualmente, a Cotribá também realiza grandes investimentos em uma planta industrial destinada à produção de rações e suplementes nutricionais.


Galeria