Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Empresários chineses visitam propriedade leiteira e conhecem a estrutura da Cotribá

Publicado em: 11 de novembro de 2022
Categorias: Notícias

Em 2021, a CCGL abriu um novo mercado para exportação de leite: a China. Esta negociação teve o suporte fundamental de um casal de empresários chineses que mantinha a experiência de operações comerciais entre o Brasil e a China no setor calçadista. Xueging Luo Tang e Xuezong Wang (chamados, no Brasil, de Elisa e José, em virtude da dificuldade de pronúncia do nome), que já conheciam a indústria da Central, também realizaram uma visita técnica para aprender mais sobre a produção leiteira e o sistema cooperativo. No dia 10 de novembro, estiveram na Cotribá e na Agropecuária Guabijú, em Quinze de Novembro, propriedade associada da Cotribá e cuja produção leiteira é entregue para a CCGL.

Somos chineses, e moramos no Brasil, em Novo Hamburgo, há mais de 16 anos. Viemos aqui por negócios de importação de matérias primas da China para as fábricas de calçados do Brasil. Com essa experiência, também por termos um amor especial pelo Brasil, queremos também exportar produtos do Brasil para a China. Por isso, viemos visitar a CCGL e já conseguimos vender leite em pó para o mercado chinês. A CCGL nos convidou a visitar a cooperativa para conhecer os detalhes, pois não somos profissionais nesta área. Com essa visita, aprendemos muitas coisas, estamos muito agradecidos pela oportunidade”, disse José.

Nós ficamos impressionados. Visitamos a CCGL em fevereiro de 2020 e conseguimos construir o caminho certo para a CCGL na exportação do leite em pó para a China. A gente também queria conhecer como que funciona uma cooperativa. Nós entramos no setor de calçados e ajudamos na redução de custos, e a gente vê possibilidades que podem melhorar os custos dos produtores também. No momento que nós entendemos melhor este lado, entendemos melhor o lado da China, conseguimos fazer uma boa ponte para os produtores aqui melhorarem o custo. Possivelmente temos tecnologias que poderiam ajudar ambos os lados para melhorar a produtividade também”, explicou Elisa.

A CCGL foi a primeira indústria brasileira a exportar leite em pó para a China. “As perspectivas de isso continuar ocorrendo é uma questão de mercado, de preço do leite em pó em dólar no mercado internacional versus a variação cambial. O Brasil está distante da China, comparado com a Nova Zelândia, por exemplo, um grande produtor que está ao lado do país mais populoso do mundo. Mas nós temos qualidade, temos produto bom, por isso os empresários que fazem essa interlocução com o mercado chinês vieram fazer as visitas, exatamente para ver como produzimos leite. Estou observando nestas visitas o espanto positivo dos chineses com relação à segurança alimentar, preservação ambiental, como nossos produtores cuidam da sanidade animal, e isso é muito positivo”, destacou o gerente de suprimento de leite da CCGL, Jair da Silva Mello.

Na sede da Cotribá, a comitiva foi recebida pelo gerente Marcelo De Bortoli, e na Agropecuária Guabijú, o proprietário Egon Scheffler recepcionou os visitantes, explicando o funcionamento a propriedade. Os veterinários da Cotribá Anderson Ecke, Débora Schroeder e Tiago Bulegon, e o coordenador de difusão de tecnologias Eder da Motta também acompanharam a visita técnica.


Galeria