Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

RTC/CCGL e Tarvos lançam projeto inovador no monitoramento de pragas

Publicado em: 22 de novembro de 2022
Categorias: Notícias

13 cooperativas participarão do monitoramento na safra de 2022/2023

Durante o mês de outubro, a Rede Técnica Cooperativa (RTC) e a CCGL, em parceria com a Tarvos S.A., deram início à implantação de um sistema inédito no Brasil em termos de cooperativismo e tecnologia. O projeto contemplará o uso coordenado em larga escala da tecnologia de monitoramento automatizado de lepidópteros (insetos extremamente prejudiciais para a cultura da soja).

Conforme a CCO da Tarvos, Carolina Suffi, o sistema de monitoramento automatizado de pragas fornece indicações, de maneira constante, da ocorrência de pragas na lavoura. – A precisão fornecida pelos dados coletados diretamente do campo pelas armadilhas eletrônicas aumenta exponencialmente a qualidade e a viabilidade da sua tomada de decisão – destacou Carolina.

Conforme o Pesquisador da CCGL e especialista em entomologia, Glauber Renato Stürmer, a parceria começou na safra 21/22, quando foi validada com sucesso a acuracidade e assertividade da solução em áreas experimentais. – Nesta safra de verão, o objetivo é alertar os técnicos e cooperados, com antecipação e informes regionais, da chegada e movimentação de adultos das principais lagartas ocorrentes em soja (Spodoptera frugiperda, S. cosmioides, S. eridania, Chrysodeixis includens e H. armígera) visando à adoção das melhores práticas no controle destas pragas – explicou Glauber.

“Identificar o momento de chegada da maior população de mariposas pode gerar alertas para o monitoramento das lavouras e início de manejo, pois após alguns dias da detecção do adulto, inicia-se a ocorrência de lagartas, que estão mais suscetíveis às técnicas de manejo e com baixo potencial de ocasionar danos a cultura de soja”, completou Glauber.

Além da CCGL, outras 12 cooperativas do Rio Grande do Sul terão monitoramento na safra de 2022/2023, com 21 equipamentos de monitoramento. Os dados coletados ficarão disponíveis no aplicativo da SmartCoop, bem como outros monitoramentos, como da cigarrinha no milho, ferrugem e previsão do tempo, entre outros.

 

Créditos: RTC/CCGL


Galeria