Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Mais de R$ 68 milhões em recursos são disponibilizados a associados através do CRA Digital

Publicado em: 5 de dezembro de 2022
Categorias: Notícias

Primeira cooperativa gaúcha a realizar a emissão do Certificado de Recebíveis do Agronegócio - CRA Digital, título que auxilia investimentos no agronegócio, a Cotribá entra na quarta edição de apoio à operação que, neste momento, chega ao valor total de R$ 68.847.411,20, que irão beneficiar 68 produtores do Estado, contando com a Cargill como principal investidor.

“Sempre apoiaremos o acesso de todos nossos associados ao crédito agrícola e este aporte de recursos para o financiamento da lavoura. O CRA complementa todos os demais serviços que já realizamos, como a assistência técnica, o fornecimento de insumos agrícolas e a infraestrutura de recebimento e comercialização da safra colocada à disposição dos produtores em mais de 20 municípios gaúchos”, destaca o presidente da Cotribá, Celso Leomar Krug.

O uso do CRA é uma alternativa encontrada no mercado de capitais para o custeio agrícola, que financia toda a cadeia agroindustrial, desde antes, até dentro e depois da porteira. Ou seja, pode financiar a produção, operação, compra e manutenção de maquinários, além da distribuição de produtos do agronegócio. “Reconhecemos as dificuldades enfrentadas por muitos produtores, que também passam pelas altas taxas de financiamento e o aumento dos preços dos insumos. Por este motivo, através de um amplo trabalho de nossa equipe financeira, fomos a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020, e hoje já entramos em sua quarta edição” afirmou o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento.

A operação financeira também conta com o aporte de recursos da Cotribá com investidora. A emissão do Certificado possui prazo de cinco anos para pagamento, sendo que o primeiro ano é feito o pagamento somente do valor dos juros e os quatro anos seguintes seguem com o pagamento principal mais a taxa de juros.

“É gratificante poder contribuir para o crescimento do setor rural, levando alternativas de crédito de forma inovadora para fomento do setor, disse a idealizadora da iniciativa, gerente administrativa e financeira da Cotribá, Ana Marlize Schreiner.

Os produtores que tiverem interesse em saber mais sobre o CRA devem entrar em contato com a equipe técnica junto as Unidades da Cooperativa.


Galeria