Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá e Pesquisagro divulgam resultados das culturas analisadas nas Vitrines Tecnológicas de Inverno

Publicado em: 26 de dezembro de 2022
Categorias: Notícias

O DETEC (Departamento Técnico) da Cotribá organizou as Vitrines Tecnológicas de Inverno 2022 com o principal objetivo de levar informações para o associado. Nos meses de setembro e outubro, oito municípios receberam o evento: Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Candelária, Santiago, Santa Margarida do Sul, Ibirubá, Encruzilhada do Sul e Santana do Livramento.

Foram apresentados as cultivares da Biotrigo, OR Sementes e Embrapa Trigo.  Os associados que participaram puderam avaliar as cultivares de trigo para produção de grãos e cultivares duplo propósito, com o número de pastejo possíveis quando bem manejadas as pastagens. Outra questão que chamou a atenção foi a cultivar de trigo para produção de silagem, uma alternativa viável para não depender só da silagem de milho. Este método disponibiliza uma maior estabilidade para o produtor que trabalha com gado de leite e corte.

Também foram apresentadas outras alternativas para as pastagens de inverno, como as cultivares de azevém da linha Nuseed, avaliando o número de cortes, volume de massa verde e o ciclo de cada forrageira.

Com o sistema plantio direto, existe a preocupação de manter o solo coberto com plantas de cobertura do solo, que visa evitar a erosão nos períodos que antecedem o plantio das culturas. Além da cobertura do solo e volume de massa seca, essas plantas também possuem um sistema radicular muito agressivo. O desenvolvimento dessas raízes propicia canais no solo que auxiliam na infiltração da água, carregando consigo nutrientes para as camadas inferiores do solo. Estas plantas também auxiliam na ciclagem de nutrientes, o que traz grandes benefícios às culturas subsequentes.

Outra opção de inverno foi o cultivo da aveia branca da UFRGS para produção de grãos, onde o associado avaliou os materiais quanto a sua sanidade, porte e o potencial de produtividade.

A cultura da canola também chamou a atenção dos produtores, com novos híbridos de grande potencial produtivo. A canola vem ocupando seu espaço nas propriedades rurais, sendo também uma alternativa viável como rotação de culturas. A cultura da canola permite o manejo das plantas daninhas de folhas estreitas, como azevém e aveia. Essa limpeza diminui a pressão dessas plantas para o ano seguinte, dando as devidas condições para o plantio do trigo, com excelentes resultados.

Também foi apresentado o trabalho do MIC (Manejo Ideal Cotribá), mostrando uma tecnologia média utilizada no campo para a cultura do trigo, comparado a uma tecnologia com maior investimento, avaliando a sua viabilidade.

O campo teve a participação de dez empresas parceiras da Cotribá, onde, para atender as culturas de inverno, usufruíram da apresentação do portfólio. Assim, o produtor conseguiu avaliar a adubação de base, cobertura, condicionador de solo, solubilizador de fósforo, manejo de plantas daninhas, doenças, biofungicida, pragas, redutor de crescimento, fertilizantes foliares, aminoácidos, bioestimulantes e adjuvante para tecnologia de aplicação.

Confira os dados de produtividade obtidos nas Vitrines Tecnológicas de Ibirubá e Santiago, elaborados em conjunto com a empresa de consultoria agrícola Pesquisagro (clique em cada  título para abrir o arquivo):

RESULTADOS VITRINE IBIRUBÁ 

RESULTADOS VITRINE TECNOLÓGICA SANTIAGO

Créditos texto: Eng. Agrônomo Fernando Müller - Coordenador Técnico Regional Norte


Galeria