Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Cotribá marca presença na abertura oficial da colheita do arroz no RS

Publicado em: 17 de fevereiro de 2023
Categorias: Eventos

Com o lema “Os arrozeiros como produtores multissafra”, a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras baixas aconteceu entre os dias 15 a 17 de fevereiro, na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, na região Sul do RS.

A edição desse ano incluiu painéis, palestras, debates, feira e dinâmicas voltadas à produção rural e contou, mais uma vez, com o apoio oficial da Cotribá, que marcou presença nos três dias de evento, com a participação de seus técnicos e atendendo às dúvidas dos produtores rurais nas mais diversas culturas de grãos.

“Para nós, é uma imensa alegria fazer parte deste momento, especialmente por estarmos ainda mais próximos de muitos produtores. Este é o principal evento da região e a Cotribá se faz presente com o foco no produtor, que é o nosso principal parceiro. Apoiamos o incentivo à adaptação dessa área do estado às novas culturas e prestamos todo o apoio necessário para que isso aconteça. Hoje, vemos no campo os resultados de todo o investimento e dedicação de empresas e instituições voltadas às regiões como essa, gerando uma relação de ganho entre todos os envolvidos”, afirmou Jonas Frankenberg, Coordenador Regional Extremo Sul da Cotribá.

“Observamos que a colheita do arroz se inicia agora com bons índices de produtividade e, apesar das dificuldades causadas pelos efeitos da estiagem, o produtor que teve o manejo correto com a água teve bons resultados. A Cotribá investe e acredita neste evento por saber de sua importância para a cadeia do arroz e porque são iniciativas como essas que levam mais tecnologia e novos conhecimentos ao produtor rural”, disse o gerente comercial de insumos agrícolas da Cotribá, Jonas Antonello.

O incentivo à produção de soja e milho na região foram alguns dos destaques do evento, assim como o apoio à rotação de culturas. “Mesmo com os desafios da irrigação e da drenagem, sabemos que podemos contar com a agricultura de precisão e manejos mais assertivos, novas tecnologias e informação para que sejamos pilares de uma agricultura cada vez mais sustentável”, aponta o engenheiro agrônomo da Cotribá, Rafael Cardoso.

Segundo dados do IBGE, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% do arroz produzido em todo o país. O grão é cultivado em 183 municípios gaúchos, com Valor Bruto da Produção de 2021 em R$ 14,1 bilhões. Alegrete, Arroio Grande, Camaquã, Dom Pedrito, Itaqui, Mostardas, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana registraram a maior produção com cultivo irrigado na safra 2021/22.

Acesse as fotos do evento clicando aqui.


Galeria