Notícias
Drone agrícola: solução inovadora que a Cotribá coloca à disposição dos produtores
Publicado em: 3 de abril de 2023
Categorias: Notícias
Sempre buscando as melhores tecnologias, produtos e serviços para disponibilizar ao associado, a Cotribá apresenta uma solução inovadora para o uso de defensivos agrícolas e também para semeadura de pastagens e forrageiras: é o drone agrícola. O equipamento é uma das grandes novidades dos últimos meses e vem ganhando espaço pelos ótimos resultados de sua utilização. E a Cotribá mais uma vez demonstra seu pioneirismo e espírito inovador ao ser a primeira cooperativa a disponibilizar o serviço aos seus associados, bem como, ofertar a venda de drones agrícolas. Os interessados já podem entrar em contato com os profissionais do departamento técnico ou da seção de peças.
Saiba mais sobre a tecnologia:
O drone agrícola é um veículo aéreo não tripulado (VANT), projetado especificamente para uso nas atividades agrícolas. Existem diversos modelos, com funções de mapeamento, monitoramento e a ampliação de líquidos e sólidos nas lavouras. Os drones são equipados com sensores especiais que mapeiam e analisam toda a área a ser manejada. Está avançando a integração com os sistemas de agricultura inteligente, o que permitirá um controle altamente eficaz para a pulverização localizada.
O que pode ser aplicado com os drones agrícolas:
Os equipamentos permitem a aplicação de líquidos, como defensivos agrícolas, químicos e biológicos, e também de sólidos, como sementes de nabo forrageiro, mix de cobertura, azevém e outras pastagens. Também é possível a aplicação de fertilizantes, porém, devido à alta taxa de aplicação destes, são necessárias muitas recargas e voos para cobertura de uma pequena área, o que demanda análises caso a caso.
Como funciona o serviço?
Após o produtor entrar em contato com a cooperativa solicitando o serviço, o orçamento é feito após um questionário e também com análise da área via imagens de satélite. O primeiro voo no talhão que será manejado é antecedido por um mapeamento individual, realizado a pé pelo técnico no local, em todo o perímetro da lavoura. São identificadas árvores, cercas, redes de energia ou telefonia, açudes, e quaisquer obstáculos que o sistema do drone deverá considerar no momento da aplicação. Para a aplicação, a Cotribá conta com uma infraestrutura para transporte de todos os insumos necessários até a lavoura, bem como, o sistema de carregamento das baterias do drone. Cada bateria do drone dura cerca de 9-12 minutos, e sua recarga é também feita em 9-14 minutos.
Em quais manejos o drone agrícola tem demonstrado os melhores resultados?
O uso de pulverizadores terrestres provoca perdas de produtividade por amassamento entre 4-7% das lavouras de grãos. Enquanto isso, o uso do drone na agricultura já é uma realidade. Ele permite reduzir totalmente as perdas por amassamento dentro da lavoura, ou seja, se tem 0% de amassamento.
O drone agrícola permite qualquer produtor realizar todos manejos de herbicidas, inseticidas e fungicidas, diminuindo os custos de produção, devido à facilidade de manutenção, pouquíssima necessidade de óleos hidráulicos, e necessidade de investimento bem menores que os pulverizadores terrestres.
São equipamentos modernos, com antenas RTK, garantindo qualidade e menores perdas durante os trabalhos, além de maior rendimento operacional, pois o sistema se utiliza de Inteligência Artificial para execuções dos trabalhos.
Quem pode contratar?
Qualquer produtor interessado em aumentar a rentabilidade e aprimorar o manejo da lavoura, utilizando uma nova tecnologia na aplicação de defensivos e na semeadura a lanço, de qualquer município da área de atuação da Cotribá, pode entrar em contato com o departamento técnico da unidade mais próxima e solicitar informações.
É necessária uma área mínima para o serviço de drone?
Mesmo em áreas pequenas, por exemplo de 5 hectares, podem ter benefícios com o uso do drone agrícola, e não há um limite mínimo de área para disponibilização do serviço. No entanto, é importante considerar que o custo do serviço tem base nos custos de mapeamento, mais o deslocamento necessário. Mediante agendamento, o produtor poderá usufruir dos serviços disponibilizados pela Cotribá.
O produtor pode ter o seu próprio drone?
Sim! A seção de peças da Cotribá possui três modelos de drones agrícolas, com diferentes capacidades, para atender a demanda da propriedade. O associado pode contatar a sessão de peças ou a unidade de sua preferência para mais informações e cotações. A Cotribá disponibiliza opções de negociações aos produtores, que também podem buscar a utilização de linhas de crédito específicas em instituições financeiras.
O investimento em drone agrícola é cerca de 60 a 70% menor que em pulverizadores terrestres.