Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Debate na Casa Cotribá destaca a importância da tecnologia para a nova geração rural

Publicado em: 29 de agosto de 2023
Categorias: Notícias

A Casa Cotribá na Expointer recebeu mais uma edição do Debate no Campo, circuito promovido pelo Grupo RBS voltado a refletir questões relevantes para o agronegócio gaúcho. Realizada na manhã desta segunda-feira (28/8), o encontro discutiu como tema a sucessão familiar para o futuro da produção leiteira no Estado. Mediados pela jornalista Gisele Loblein, os participantes apontaram a tecnologia como um dos principais fatores para manter o jovem no campo. Ação contou com transmissão ao vivo pela internet.

Estiveram no encontro o Presidente e o Vice da Cotribá, Celso Krug e Ênio Nascimento, o Gerente de Produção Animal da entidade, Marcelo Debortoli, e o fundador da startup Cowmed, Thiago Martins. A iniciativa também contou a participação dos produtores do Interior do Estado, Ari Júnior Horbach, Eder Welzer e Vagner Muraro, integrantes da Academia do Leite, programa da cooperativa voltado a qualificar jovens e impulsionar os negócios das famílias rurais neste segmento leiteiro.

Conforme apontado por Ênio Nascimento, há cada ano, a produção pecuária no RS perde entre 15% a 17% de sua mão-de-obra, público que acaba trocando o campo pela cidade. A falta de conectividade digital e falta de políticas públicas de incentivo ao aperfeiçoamento da produção leiteira estão entre os principias motivos que desestimulam o jovem a continuar na propriedade rural. Além de introduzir novas tecnologias em equipamentos e recursos de gestão, há ainda a necessidade de oferecer oportunidades de capacitação às novas gerações do setor.

A introdução de tecnologias na propriedade não é apenas uma questão para aperfeiçoamento da produção, mas também de conforto da nova geração. “Tanto para seu trabalho, no gerenciamento dos animais, quanto para acompanhar as notícias do setor, o jovem deseja ter as informações na mão. Isso o ajuda a tomar decisões mais de forma rápida e a mantê-lo atualizado”, comenta Marcelo Debortoli.

O presidente da Cotribá também destacou a inovação como item fundamental para garantir a atratividade do setor. “Em 1979, quando começamos a atender o setor leiteiro no RS, tínhamos a necessidade de trazer novos recursos para aprimorar a produção nas propriedades. Conseguimos evoluir muito em volume e qualidade de entrega. Mas hoje percebemos que a introdução de novas tecnologias e a conectividade também serão decisivas para garantirmos o desenvolvimento de sucessores nas famílias rurais e, consequentemente, a continuidade da produção leiteira em nosso Estado”, comenta Celso Krug.

Durante o debate, Thiago Martins comentou a experiência da Cowmed como referência de inovação no agro. A startup parceira da Cotribá oferecer uma solução para controle do rebanho, realizado através de coleiras que realiza a leitura do comportamento dos animais. Os dados coletados através de uma plataforma em nuvem auxiliam o produtor na tomada de decisões conforme a necessidade do rebanho. A encontro ainda contou com os depoimentos dos jovens produtores da Academia do Leite, que compartilharam as experiências de sucessão familiar em suas propriedades.


Galeria