Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

Notícias

Presidente da Cotribá participa de audiência com ministros sobre demandas do agro

Publicado em: 1 de setembro de 2023
Categorias: Notícias

Na avaliação do presidente da Cotribá, Celso Krug, a Expointer 2023 vem sendo uma das melhores edições. Além da grande movimentação na casa, que foi ampliada recentemente para melhor acolher os visitantes, a feira está recebendo importantes debates para a evolução do agronegócio gaúcho. Destaque para a audiência realizada nesta quinta-feira (31/8) com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta. Pouco antes, ocorreu a reunião do Conselho de Administração da CCGL, parceira da Cotribá.

No encontro com os ministros, participaram também entidades do agro gaúcho, representantes da Embrapa e BNDES, além de lideranças políticas estaduais. Celso Krug comenta que foram abordadas diferentes pautas no encontro, como a alteração no início do vazio sanitário para a cultura da soja no RS, de 8 de janeiro para o mês de fevereiro, a fim de ampliar o período de plantio. Outra demanda apresentada na audiência foi a redução no percentual da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), de 65% para 60% para produtores gaúchos.

Os participantes ainda levaram aos ministros a preocupação com o endividamento dos produtores de leite, especialmente provocada pelas estiagens das últimas temporadas, e a necessidade de disponibilizar novos recursos para auxiliá-lo via cooperativas. Além disso, também foi discutido o baixo valor pago pelo leite brasileiro e a concorrência do produto importado, que geralmente chega subsidiado pelos seus governos de origem. “O ministro Favero foi muito receptivo às nossas demandas, inclusive mostrando avanços em algumas medidas para aprovar em Brasília. Saímos do encontro com expectativa de boas notícias aos nossos cooperados. Afinal de contas, tão importante quanto investir em novas tecnologias e no aprimoramento da produção, precisamos c-ada vez mais conscientizar a classe política da realidade do nosso agronegócio”.

Sobre a movimentação na Casa Cotribá, Celso Krug comemora a grande presença do público até este momento da Expointer. “Estamos muito felizes em receber nossos parceiros e clientes, que contam conosco para alcançar os melhores resultados no negócio rural. Seguiremos de portas abertas para ainda mais visitas até o final da feira”.

 

Texto: Moglia Comunicação


Galeria