Compartilhe
Ajude nos a cuidar da nossa cooperativa. Em caso de desconformidade das normas DENUNCIE através da caixa de denúncias ou
LIGUE 0800 646 8801

N.3 De pais para filhos

Os desafios da sucessão familiar nas empresas rurais!

Falta de interesse dos herdeiros em dar continuidade aos negócios, conflitos familiares, expectativa de uma vida melhor na cidade e despreparo para assumir a gestão da propriedade são alguns obstáculos que precisam ser sobrepostos quando o assunto é sucessão familiar no campo.

Para tanto, o primeiro passo é, necessariamente, falar sobre sucessão. Para muitos produtores rurais o tema ainda é um tabu e os fundadores resistem em passar o comando dos negócios em vida, o que contribui para a debandada dos herdeiros em busca de oportunidades nas cidades. Para o consultor em governança e sucessão familiar em empresas rurais da Safras e Cifras, Cilotér Borges Iribarrem, a profissionalização da empresa rural familiar e o estabelecimento de regras claras é fundamental para evitar traumas e conflitos.

"Os sucessores que deixam o campo vão para a cidade em busca de emprego e renda, eles não querem mais trabalhar em casa e depender do dinheiro do pai, muito menos esperar até os 60 anos, quando os pais morrerem, para assumir o comando dos negócios, por exemplo.

Continue lendo na edição completa...

Galeria